sexta-feira, 20 de junho de 2008

Macarrão Oriental







Esta receita é ótima quando se tem sobrinhas na geladeira e eu como adoro fico logo esperta e de olho nos pedaçinhos de carne.
Você pode aproveitar aquele pedaço de carne que sobrou de um churrasquinho ou o filé de frango do almoço ou o porquinho de domingo.
Neste caso eu tinha um pedaço pequeno do porquinho postado ai em baixo e um filé de frango grelhado, então fatiei e fritei, logo em seguida entrou em ação todo o miolo da acelga que estava esquecida na gaveta da geladeira.

Eu aproveito tudo e morro por causa de desperdício, comida esta muito caro e cabe a nossa imaginação e a troca de receitas fazer um bom uso desses alimentos.





Udon Especial

250g de udon (macarrão japonês)

Para o caldo (dashi)


1 litro de água
1/2 envelope de hondashi (tempero à base de peixe)
½ caldo de carne
1 colher de chá de açúcar
3 colheres de sopa de mirim (saquê próprio para culinária) ou vinho branco seco
½ xícara de chá de shoyo
1 pedaço pequeno de gengibre cortado em fatias
2 dentes de alho em fatias cortados no comprimento
Cebolinha


Acompanhamento


1 xícara de chá de carne de sua preferência
acelga cortada bem fininha
2 ovos para o fazer o omelete e depois cortados em tiras
cebolinha verde
gergelim preto e branco torrado


Simples modo de preparo

Cozinhe o macarrão em água fervente por 6 minutos, escorra e reserve.
Para o molho: Leve a água ao fogo e ponha os ingredientes do molho, hondashi, açúcar, caldo de carne, mirim ou vinho, shoyo, gengibre, alho e a cebolinha coloque depois que estiver pronto. Deixe ferver por 5 minutos
Pegue a carne e ponha na frigideira antiaderente com uma colher de chá de óleo de gergelim e frite até a carne dar aquela tostadinha, retire da panela e reserve.
Pegue a acelga e refogue na panela que ainda estará bem quente onde foi feita a carne e junte 3 colheres de sopa do molho dashi (para soltar a crostinha do caldo da carne e passar para a acelga) a acelga fica crocante e saborosa, reserve.
Faça o omelete e corte em tirinhas e reserve.


Montagem


Coloque o macarrão numa tigela individual, cubra com o molho bem quente, acrescente a acelga e a carne de um lado e o ovo em tirinhas do outro, salpique muita cebolinha e gergelim. Rende 2 a 3 porções.

3 comentários:

Letícia disse...

Oi Dani, concordo com vc, comida não foi feita para jogar fora, fico doida quando isso acontece. Achei muito legal o macarrão, deve ter ficado aromático e muito gostoso. O meu bolo foi aquela idéia dos 5 segundos, quando eu não me controlo e saio fazendo, ficou bom, mas na próxima aumentaria a quantidade de chá verde. E quanto à votação, nem precisava agradecer, eu gosto muito de maracujá, achei a combinação inusitada e feliz.
Um beijo e passe lá no meu cantinho de vez em quando.

PS: Acho muito bonitas as ilustrações do blog, coloridas e cheias de vida.

risonha disse...

ficou lindo... eu há tempos também postei um macarrão oriental que ficou delicioso.

Akemi disse...

Dani, muito obrigada pela participação! Adorei sua sugestão e mais ainda que foi feita para aproveitar sobras! Nos tempos bicudos de agora, não podemos nos dar ao luxo de desperdiçar, amiga! Bjs