sexta-feira, 8 de abril de 2011

Hi-Hat Cupcakes



 A primeira vez que vi estes Cupcakes foi no site da Martha Stewart e me apaixonei!
De vez em quando gosto de assistir ao seu programa (no próprio site) e desde então esses irresistíveis bolinhos não saíram mais da minha cabeça.
Então resolvi tentar, juro que pensei que daria alguma coisa errada, mas fiquei muito surpresa com o resultado final e de como é simples.
Vendo a receita abaixo parece ser tão trabalhosa, mas não é, tudo é uma questão de organização e gosto de falar sobre isso para as afoitas como eu não saírem correndo para a cozinha sem ter todos os ingredientes devidamente separados antes de começar o seu preparo.
Eu sempre faço um planejamento antes, estudo a receita, muitas vezes antes de dormir (é o tempo que me resta) e no dia seguinte vejo se na minha despensa tem todos os ingredientes disponíveis.
Bom já falei demais, agora é só começar!!!
 

A linda Valentina curtindo os Cupcakes 

Hi-Hat Cupcakes

Ingredientes da massa
80g de chocolate amargo picado
1 xícara de farinha
½ colher de chá de fermento em pó
½ colher de chá de bicarbonato de sódio
¼ colher de chá de sal
½  xícara de manteiga amolecida
1 ¼ xícara de açúcar
2 ovos
1 colher de chá de extrato de baunilha
½ xícara de creme de leite
½ xícara de água
Para o marshmallow
1 ¾ xícaras de açúcar
¼ xícara de água
3 claras
¼ colher de chá de cremor de tártaro
1 colher de chá de extrato de baunilha
½ colher de chá de essência de amêndoas
Para a casquinha de chocolate
350g de chocolate para cobertura meio-amargo picado [tem que ser chocolate para cobertura, pois o outro não forma casquinha crocante - escolha um de boa qualidade];
2 colheres de sopa de óleo de canola.



Prepare a massa
Preaqueça o forno a 180 graus.
Derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas e deixe esfriar.
Em uma tigela misture farinha, fermento, bicarbonato e sal. Reserve.
Em outra tigela, bata com a batedeira a manteiga e o açúcar em velocidade média, até ficar leve e fofo. Mude a velocidade para baixa e acrescente o chocolate derretido. Mude a velocidade para média e adicione os ovos, um a um, batendo bem depois de cada adição. Adicione a baunilha e bata por mais 1 minuto, até ficar fofo e a mistura clarear. Misture o creme de leite. Em velocidade baixa adicione metade da mistura de farinha, batendo até incorporar. Adicione 1/2 xícara de água. Adicione o resto da mistura de farinha e bata até incorporar.
Distribua a massa em 12 forminhas para cupcakes e leve ao forno por 10 minutos [segundo a Martha].
Retire, dê uma achatada cuidadosamente nos topos [deve ficar mais retinho do que redondinho] e desenforme. Deixe esfriar completamente.
Prepare o marshmallow
Em uma vasilha grande e resistente ao calor, misture açúcar, água, claras e o cremor de tártaro. Bata com a batedeira por 1 minuto, até espumar. Coloque a vasilha sobre uma panela com água quase fervendo, em vogo baixo, e bata sem parar em velocidade alta, por 15 minutos, até formar picos bem firmes. Retire do fogo, adicione a baunilha e a essência e bata por mais uns 2, 3 minutos, até a mistura engrossar e ganhar textura de marshmallow.
Transfira o marshmallow para um saco de confeitar grande, com bico liso de abertura de 1.5cm. Faça uma espiral de 5cm de altura no topo de cada cupcake, deixando uma bordinha de meio centímetro nas laterais. Leve-os à geladeira enquanto prepara o chocolate.

Prepare o chocolate
Em uma vasilha resistente ao calor, junte o chocolate e o óleo. Leve ao fogo, em banho-maria, sobre uma panela com água quente em fogo baixo, sem ferver [a vasilha deve tapar completamente a boca da panela, pois o vapor da água pode alterar a textura do cohocolate], até que derreta uniformemente. Transfira o chocolate para uma vasilha menor [uma xícara de medida é ideal para isso] e deixe esfriar por 15 minutos.


Agora vem a parte mais legal: pegue um cupcake e mergulhe-o, de ponta cabeça, dentro do potinho com o chocolate derretido, até cobrir todo o marshmallow. Levante, deixe escorrer o excesso, e reserve. Faça isso com todos os cupcakes. Deixe descansarem por 15 minutos em temperatura ambiente, e depois leve à geladeira por 30 minutos e pronto!
No lugar da baunilha eu coloquei um pouco da polpa de maracujá (natural da própria fruta), ficou com um toque bem sutil, eu adorei e Pietro também!

10 comentários:

Isa Duarte disse...

Fui ao céu e vim com estas fotos, que coisa mais linda e tentadora, nham nham!

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

FICARAM REALMENTE LINDOS E PARECEM DELICIOSOS!

Ratolinha disse...

Ficaram com um aspecto bem guloso.
Uma bombinha deliciosa mesmo.
Beijo

DonnaChocolate disse...

Nossa,

Estou com água na boca.Preciso fazer urgente esses mimos. Amei. Quando eu fizer, volto para falar como ficou.
Beijos,

ameixa seca disse...

Essas fotos estão demais, também queria devorar um :)

Fabiola disse...

Cupcakes só da pra comer se lambuzando, né?! hehehe!
Aqui em Londres tem muitossss diferentes!
www.taxiingles.blogspot.com

gabriella disse...

A receita é linda com certeza deliciosa. A parte que achei mais sensacional foi a do bolo sendo mergulhado no chocolate!!!
Agora a melhor parte mesmo foi ver Pietro se deliciando com os bolinhos.
Muito Lindo!!!!
Bjs

Tricia disse...

lindo lindo! certamento vou tentar!!!

gelato sorvetes disse...

Nossa ficaram muito lindos mesmo!

Anônimo disse...

Ahh Piedro da um pouquinho por favor
;D
deve estar uma delícia