quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Lemon Meringue Cupcake

Dia das crianças está chegando e eu adoro presentear filhos de amigos e sobrinhos.

Esta é uma ótima sugestão para fazer com as crianças e eles sempre gostam.


Ingredientes
3 xícaras de farinha de trigo peneirada
2 xícaras de açúcar
1 xícara de manteiga sem sal em temperatura ambiente
4 ovos grandes em temperatura ambiente
1 colher de chá de baunilha
1 xícara de creme de leite
1 colher de sopa de fermento
½ colher de chá de sal
casca ralada de 3 limões (3 cl de sopa aproximadamente)
2 colheres de sopa de suco de limão

Modo de preparo
Aqueça o forno. Bata na batedeira a manteiga com o açúcar até formar um creme claro, na velocidade média acrescente os ovos um de cada vez e bata bem, coloque as raspas de limão e a baunilha.
Em uma vasilha misture a farinha de trigo com o sal e o fermento e reserve.
Misture o limão no creme de leite.
Na velocidade baixa vá colocando a farinha aos poucos (2 cl de sopa por vez) intercalando com o creme de leite, continue até acabar com a farinha.
Coloque uma colher de sopa cheia de massa em cada forminha de papel (prefiro encher até a metade das forminhas pois a massa cresce bem) e leve para assar em forno quente por 20 minutos ou menos dependendo do forno.

Nota importante: se você não tiver o tabuleiro de muffins pode usar as formas de alumínio de empada grande com as forminhas de papel por dentro, pois se usar somente as forminhas de papel, elas abrem e os bolinhos ficarão feios.

Lemon Curd


Ingredientes
1 limão grande (prefiro o siciliano)
100gr de açúcar
25g de manteiga
1 ovo

Modo de preparo
Prepare esta geléia antes de tudo para dar tempo de gelar e firmar.
Rale a casca do limão sem ralar a parte branca, em seguida junte o suco do limão, o açúcar, a manteiga e reserve.
Misture o ovo com um batedor e junte os ingredientes reservados e misture.
Colocar a vasilha em banho- Maria. Mexer até o açúcar ficar dissolvido e o creme engrossar. Depois de pronto de um toque final com Licor Drambui. Leve para a geladeira.

Merengue


Ingredientes
300g de açúcar de confeiteiro
2 claras
suco de limão

Modo de preparo
Na batedeira bata as claras em neve na batedeira, junte o açúcar e o limão.

Montagem
Por cima de cada bolinho coloque meia colher de chá de Lemon Curd e com o auxílio de um saco de confeitar coloque o merengue.
Eu passei levemente por cima o maçarico (próprio para culinária) para dourar os merengues.


14 comentários:

Tati - Panelaterapia disse...

Seus cupcakes estão um luxo!!! Essa semana eu vi pipocar nos blogs receitas com limão! Acho que é o inconsciente coletivo culinário falando mais alto, mas definitivamente esse cupcake é a melhor receita todas! lindo!!!

Silvinha disse...

Uau, que delìcia!!! Receita anotada ;)

Beijo!

Isabel (pipoka) disse...

Os seus cupcakes (este e os de framboesa) estão com uma apresentação espectacular. Este com limão então me deixou a salivar!

beijos

ameixa seca disse...

Tanto este como o de framboesa têm um aspecto super tentador. O dia é das crianças, mas acho que nos dá mais gozo a nós ao fazer estas coisinhas lindas, né?

Mari disse...

Hummmmmmmmmm.....
Cada receita gostosa!Como vc consegue com um bebe pequeno e ainda tre animo pra fazer as coisas?
Sempre gostei do seu blog,parabéns
bjo

Abobrinhas na Cozinha disse...

Que coisa mais fofa e gostosa, Dani!!!!
Ficaram incríveis!! Parabéns!!
Beijocas!

Iliane disse...

Dani..que lindos..tanto êsse como o do post abaixo!!um luxo amiga..e me conta:como tá avida de mamãe?muito agitada?e ele..deve tá lindo né?bjus amiga..li

Iliane disse...

miga..com aquele nome não consegui!morri de dó..queria tanto vê-lo!!!rss..faz assim: o meu é aberto..e clika no meu blog no end do site(entendeu?)que abre a minha pag..deixa um recado dai eu faço o restante..tô aguardadndo..bjus

angela disse...

ficaram divinos, bjs

Anônimo disse...

Nossa Dani,
ADORO entrar no teu bloge e ver tudo. Cozinha não é o meu forte, mas babo com suas receitas, fotos e dicas.
bjs,
Veronica

Claudia Lima disse...

Ficaram lindos e apetitosos! Adoro cítricos.
As crianças vão adorar com certeza!
Bjs :)

Marina disse...

Oi! Gosto muito deste blog, costumo visitar.
Os teus cupcakes estão muito bonitos!

Hoje num post antigo (http://casadfarinha.blogspot.com/2008/09/risoto-negro-de-bacalhau.html) fiquei curiosa quanto ao arroz.
É arroz com nero di sepia?

Obrigada. Beijinhos.

»¤Þ䵣䤫 disse...

Boa tarde Dani! Não conhecia seu blog! Gostei por demais! Estarei de acompanhando! Essa receita sua está divina! Amoooooooooo... limão! Quando tiver um tempinho da uma passadinha no meu cantinho! Bjo

Blog da Nô disse...

Olá, Dani!

Adorei os seus posts e as receitas! Sempre com lindos visuais! Adoro!
Estou linkando seu blog nomeu. Se por acaso não concordar avise que eu retiro, ok?!
Parabéns pelo blog!
:o)