segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Risoto Negro de Bacalhau

Eu quis impressionar o Maridon com um jantar romântico, um prato exótico e de preferência bem gostoso.
O por que dessa escolha?
Numa dessas idas ao mercado, avistei esse arroz e fiquei tão curiosa, não comprei e fui-me embora, fiquei com ele dias ou semanas na cabeça imaginando o que eu poderia fazer com ele.

Até que a curiosidade era tanta que voltei lá só para comprá-lo, fiz a receita e deu certo, consegui impressionar tanto no visual quanto no paladar!
Huuum Mama Mia!!



Risoto Negro de Bacalhau
Ingredientes

250 gr de arroz negro (se não encontrar faça com arbóreo)
400 gr de bacalhau dessalgado
1 cebola pequena ralada e 2 dentes de alho socados (para o arroz)
½ cebola ralada e 2 dentes de alho socados (para o bacalhau)
5 dentes de alho, usei um ralador e ficou em tirinhas (para fritar no azeite)
½ xícara de alho porró fatiados
Cebolinha
½ casca de laranja ralada
1 cubo de caldo de galinha
Azeitonas pretas picadas
½ litro de vinho branco seco
1 colher de sopa de manteiga
50 gr de queijo parmesão ralado
Azeite

Modo de preparo

1- Aqueça uma panela e coloque uma colher de sopa de azeite, doure a cebola e o alho. Acrescente o bacalhau em pedaços.
Dica: depois de dessalgado não esprema o bacalhau, pois quando for refogar ele vai dessorar e será usado este caldo.
2- Escorra o caldo numa tigela e reserve. Desfie o bacalhau e reserve.
3- Em outra panela coloque duas colheres de sopa de azeite, cebola, o alho e refogue, junte o arroz. Quando começar a secar coloque o alho porró, refogue mais uns 2 minutos e junte ½ xícara de vinho branco.
4- Pegue o caldo reservado do bacalhau e acrescente 500 ml de água e leve ao fogo com o caldo de galinha até dissolver por completo.
5- Vá acrescentando o caldo do bacalhau ao arroz e intercalando com o vinho durante os 10 a 15 primeiros minutos. Coloque então todo o vinho e caldo restante e cozinhe sem tampa até quase secar.
6- Acrescente metade do bacalhau desfiado, a cebolinha, casca da laranja ralada, azeitonas picadas, mexa tudo até começar a secar. Para finalizar junte a manteiga, o queijo e mexa bem, tampe e reserve.
7 - Pegue uma frigideira antiaderente, acrescente três colheres de sopa de azeite e frite os alhos em tirinhas até ficarem dourados, escorra a metade e ainda na frigideira com o alho junte a outra metade do bacalhau, cebolinha, esquente bem e reserve.


Montagem


Coloque o arroz no centro do prato com o auxilio de um aro, coloque o bacalhau refogado por cima e salpique o alho frito em tirinhas.
Enfeite com ovos de codorna, azeitonas pretas inteiras e um fio de azeite e folinhas novas de agrião.
 

17 comentários:

Isabel (pipoka) disse...

Vc impressionou seu marido e a mim, pois o prato além de delicioso, tem uma apresentação fantástica.

bjs

Marizé disse...

Simplesmente maravilhoso.
A partir de agora faço parte do clube dos impressionados, hehe...

Bj

Luciana Macêdo disse...

É bom sentarmos a mesa e sermos surpreendidos, primeiro pela visual inesperado e depois pelo paladar. Sucesso garantido. Vou providenciar os ingredientes.
Bjs!

Natália Eleutério disse...

Com esse arroz impressionou todo mundo, nunca vi arroz preto, o prato ficou digno de um verdadeiro chef, super chique, bjs

Silvinha disse...

Dani, este prato ficou lindo, super refinado! Tinha um pouco de receio de comprar esse arroz, quem sabe agora eu encare! :o)

Beijo!

Axly disse...

Até eu fiquei curiosa!
Fica com uma cor linda e diferente...
Kisss^^

Filipa disse...

Dani, e não foi só o marido que ficou impressionado não... Nós também ficámos! Linda apresentação.

beijinhos

Agdah disse...

O "preto"do arroz é natural? Achei muito interessante.

Vivian disse...

ual, que visual maravilhoso. Nao perde em nada pra qqer restaurante 5 estrelas q existe por aí. Tenho certeza de que ele ficou impressionado com a sua destreza na cozinha.

Valeria disse...

Adorei esse arroz preto!!E o prato super bem elaborado!!curiosíssima pra saber o sabor!!
Bjs

ameixa seca disse...

Adorei este arroz preto :) A mim também me acontece não comprar algo na altura que vejo e depois não descansar enquanto não comprar ;)

Os Olhos de Alice disse...

Uau
maravilha de risoto!!
bjs

Iliane disse...

nossa..que lindo..é de impressianar mesmo..visual maravilhoso..me fala:e o sabor do arroz?igual a todos?fiquei super curiosa..kkkkk

PimientayChocolate disse...

impresionante de verdad, desde aca tambien quede con muchas ganas de probar ese arroz, exclente combinacion con el bacalao.
besos
daniela

Dani Oliveira disse...

hehehe... a noite deve ter rendido heim Dani... hehehehe...
Parabéns pelo prato =)

oquefazerprojantar??? disse...

deixei uma surpresa lá no meu canto de cozinha!

e esse arroz parece de li ci o so!!!
e que lindo ficou!

Cláudia disse...

Ficou lindo com o arroz negro, Dani, me tira uma dúvida, o arroz negro é para fazer risoto ou pode ser feito do modo comum de todo dia?

bjs