Esta é uma receita típica e muito apreciada aqui no Nordeste, principalmente em Pernambuco e na Paraíba.
Conheci num fim de semana de são João uma senhorinha muito simpática que me deu esta receita muito antiga, disse que esta receita passa de família e assim nunca se perde.
Fiquei intrigada, pois quando ouvi falar no Bolo pé de moleque imaginei que fosse feito com amendoim, mas não tem nada haver com o nosso pé de moleque.
Na hora lembrei da Valentina que falou sobre a Puba no seu blog Trem Bom e eu encontrei aqui na Paraíba. Eles não conhecem como puba, é a massa de mandioca ralada sem a goma da tapioca. Ela falou tanto que me deu água na boca.
Dá pra fazer em casa, mas da muito trabalho e faz muita sujeira.
Aqui se encontra em qualquer lugar e é barato. Eu lavei bem a massa, pois disse a Conceição que trabalha aqui “tem que tirar toda a manipoeira e quem toma embebeda” na hora eu não entendi, mas ela afirma que a pessoa fica de porre com aquela água,será? Ainda soltou o “Deus que me defenda!”
Voltando ao bolo Pé de Moleque, adorei a textura molhadinha e pegajosa como um bolinho de mandioca, mas esse tem um toque de especiarias que faz um diferencial, a canela, o cravo, a erva doce, mais o café e o mascavo ou rapadura e pra finalizar as castanhas inteiras por cima.
Achei sensacional!! Fiz da forma originalíssima e a cara ficou parecida com o meu bolo integral.
Fica maravilhoso servido com aquele cafezinho.
Adoro explorar receitas da terra, antigas e de família. Bom demais!!!
Ahhh ainda fiz um agradinho para minhas amigas, a Lalá que é uma fofa e a Cirlene outra fofa de Recife, mas mora aqui e acho que não comeu o Bolo Pé de Moleque neste são João.
Esta virou a minha receita de são João e nos próximos anos farei onde eu estiver.
Bolo Pé de Moleque
INGREDIENTES
4 ovos
4 xícaras de massa de mandioca
250g de margarina
2 xícaras de açúcar mascavo
1 xícara de leite de Coco
250 g de castanha caju triturada e uma parte inteira para enfeitar
1 colheres de sopa de café solúvel (em pouca água)
1 colher de chá erva doce triturada
1 colher de sopa de cravo
1 colher de sopa de Canela
1/2 colher de chá de sal
MODO DE PREPARO
Bata o açúcar, a margarina, os ovos e o sal até formar uma massa fofa, junte a massa de mandioca, o leite de coco e o restante dos ingredientes e bata bem. Unte uma forma de aproximadamente 40cm retangular despeje a massa e por cima coloque as castanhas reservadas e leve em forno moderado praticamente 40 min.
Depois corte e sirva.
10 comentários:
dani q gracinha q ficaram pequeninos...vi a receita semana passada no jornal...fiquei intrigada resta achar a puba, q há pouco descobri q se chama tbm carmã.
h detalhe da linda fita...hiper cgarmosa! bjs
dani, con esos ingredinetes si que debe quedar una delicia, aui en potugal no se si hay esa harina, me imagino que quedo muy gustoso y aromatico, un beso, daniela
Ficaram lindinhos e os que estão na caixinha com o lacinho estão uma graça, as suas amigas devem ter adorado!
Beijinhos
Gosto muito de explorar receitas com tradição, não conhecia este bolo.
Fiquei curiosa com a massa de mandioca.
Bj
assim como comentou a Marizé, não conhecia este tipo de bolo com massa de mandioca... muito interessante... e parece delicioso!
bjssssssss
Olá dani sabe que não tenho conseguido comentá-la não sei porque?escrevi este comentário umas 4x,e não consegui enviar,o seu bolo pé de moleque deve ter ficado uma maravilha,e para mim que também adoro receitas tradicionais,acho que se o fizer vou adorar,vou tentar,quando tiver algum tempo.O seu bolo está lindo aliás como tudo o que faz.Beijitos
Dani,
Adorei a receita e fiquei curiosíssima. Só não sei o que é massa de mandioca...
bjs
Um bolo bem original.
Beijinho
Oi! Eu de novo... Massa de mandioca é a mesma coisa que "puba"? Por acaso dá para fzer em casa? Eu não sei onde comprar em São Paulo.
Parabéns, deve ter ficado divino!
Beijos
Pode ser batido no liquidificador? Obrigadinha!
Postar um comentário